PARTICIPE

SEJA DOCENTE

DO

CAMPUS COMUM

C

OMUNIZEMOS

O PENSAMENTO

FUNDAMENTOS DO NOSSO PROJETO DE DOCÊNCIA

Tornar-se docente do Campus Comum (CC) é fazer parte de um experimento de partilha do saber baseado no princípio da igualdade das inteligências e orientado à promoção da agitação intelectual e ao exercício coletivo da imaginação teórica e política. Os Cursos Regulares online, Videoconferências e Oficinas promovidos pelo CC são espaços de formação abertos a todxs e se propõem a potencializar a vontade de saber dispersa no campo social sem condicionar seu desenvolvimento a nenhuma prerrogativa que não seja a decisão de aprender manifestada autonomamente pelxs próprixs estudantes.

No CC, a docência é atributo de qualquer pessoa que estiver disposta a conceber uma questão de interesse individual e planejar um itinerário que possa transformá-la em questão de interesse coletivo. Noutras palavras, a/o docente é quem realiza a possibilidade de comunizar uma capacidade intelectual, seja ela qual for.

Sugerimos aos/às interessadxs em fazer parte do projeto político e intelectual do CC que leiam o Chamado Aberto Permanente para Docentes. Ali, encontrarão todas as instruções necessárias para apresentar sua candidatura.

 

Baixar Chamado Aberto

Depois de ler o Chamado Aberto, as/os interessadxs em dar aulas no CC podem baixar e preencher o seguinte formulário de inscrição e remetê-lo por correio eletrônico (campuscomum@gmail.com), dando início, assim, à tramitação de sua candidatura.

Baixar Formulário de Inscrição

Abaixo, apresentamos uma lista de perguntas frequentes que pode ser útil aos/às candidatxs.

Qualquer questão adicional poderá ser esclarecida através do nosso formulário de contato

1

AUTONOMIA INTELECTUAL

As/os docentes do Campus Comum têm ampla autonomia para propôr seus cursos regulares e/ou conferências trimestrais.

2

VALORIZAÇÃO DA SINGULARIDADE

Os/as docentes dispõem de espaços de divulgação que visibilizam a singularidade de suas propostas de ensino no contexto do Campus Comum.

3

PENSAMENTO NÃO DISCIPLINAR

As disciplinas acadêmicas se reproduzem na universidade convencional. No Campus Comum, o pensamento não conhece disciplinas e se abre a uma multiplicidade de conexões político-teóricas e experimentais.

4

GOVERNO COLETIVO E COOPERAÇÃO

As/os docentes efetivxs governam coletivamente os destinos do Campus Comum, sem diferenciação hierárquica. Elxs também se comprometem a divulgar e respaldar as atividades do Campus.

5

COSMOPOLITISMO E UNIVERSALIDADE

As atividades de ensino contemplam públicos de qualquer nacionalidade, procedência social e grau de escolarização. Nenhuma contrapartida monetária é exigida dxs estudantes.

PERGUNTAS FREQUENTES:

O trabalho docente é remunerado?

O Campus emite certificados às/aos docentes?

Qual a intensidade do trabalho docente no Campus Comum?

Não. No Campus Comum o trabalho docente é voluntário. Isto não exclui a possibilidade de que se realize a captação e distribuição de recursos para futuros projetos impulsionados pelo Campus.

Sim. O Campus Comum emite certificados não oficiais (ou seja, não referendados pelo Estado) para quem oferece cursos regulares e conferências trimestrais no contexto do projeto. A validade do vínculo docente com o Campus Comum pode ser corroborada pelos interessados tanto através do site (lista de docentes) como mediante consulta via correio-eletrônico.

Das/dos  docentes efetivxs espera-se que ofereçam um Curso Regular ou uma Conferência Trimestral anual. Os Cursos Regulares duram quatro meses estão compostos por 8 encontros quinzenais de 2 horas. As Conferências Trimestrais estão compostas por 3 sessões mensais de 2 horas. Estas são as atividades básicas de um/uma docente do Campus. Tais atividades podem ser desempenhadas de maneira intercalada. Por exemplo: se, neste ano, a/o docente encarregou-se de um Curso Regular, então, no ano que vem, pode oferecer uma Conferência Trimestral ou vice-versa.

Como funciona cada uma das atividades de ensino realizadas no Campus Comum?

Em que consiste cada uma das atividades realizadas no Campus Comum?

O que é o governo coletivo do Campus Comum?

Todas as atividades realizadas no Campus Comum ocorrem via Internet, geralmente das 18h (horário de Bogotá e Cidade do México) ou 20h (horário de Brasília e Buenos Aires) até às 20h ou 22h. Os Cursos Regulares e as Conferências Trimestrais são oferecidos através da plataforma de videoconferências Jitsi. As/os docentes recebem o endereço das suas respectivas salas de aula virtuais para compartilhá-lo com xs estudantes. Por sua vez, as Conferências Centrais, ministradas por pessoas externas ao Campus, são transmitidas via YouTube.

Este site possui seções destinadas à divulgação das atividades do Campus. Nelas, encontra-se disponível uma breve descrição da dinâmica correspondente a cada atividade. Utilize os seguintes links para saber mais a respeito: Cursos Regulares, Conferências Trimestrais, Oficinas, Conferências Centrais.

Depois de ministrar um Curso Regular ou uma Conferência Trimestral, a/o docente torna-se membrx efetivx do Campus, se assim o desejar. Os/as membrxs efetivxs estão conectadxs via correio eletrônico. Elxs decidem, juntxs e por consenso, sobre a incorporação de novxs docentes, sobre xs conferencistas centrais convidadxs e sobre quaisquer projetos coletivos levados adiante no contexto do Campus.

  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook ícone social
  • Twitter

CONECTE-SE CONOSCO:​​

FORMULÁRIO DE CONTATO

ATIVIDADES

E-MAIL

© 2023 por Centro Em Casa. Orgulhosamente criado por Wix.com