logo fundo branco.png

 
 
CÍRCULO DE LEITURA, DIÁLOGO E SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS EMANCIPATÓRIAS

O Círculo é um espaço de diálogo que se insere na experiência do Campus Comum. Consiste em uma instância permanente de partilha de experiências educativas que se propõem a desenvolver horizontes emancipatórios em diferentes espaços de trabalho e contextos de experimentação coletiva.

 

A educação tradicional parte do pressuposto de uma desigualdade das inteligências. Tal pressuposto afirma que quem ensina é "mais inteligente" e, portanto, deve proceder a algum tipo de explicação para que exista aprendizagem. Por sua vez, quem é "menos inteligente" precisa de uma explicação para aprender. Contudo, se recusarmos esse pressuposto, quais seriam as consequências de considerar o aprendizado a partir da igualdade das inteligências? Quais seriam os efeitos de emanciparmo-nos da explicação? Tendo essas questões em vista, estendemos a todxs xs interessadxs o convite para participar do Círculo de leitura, diálogo e socialização de práticas educativas emancipatórias. Situados em um espaço horizontal, sincero e orientado pela igualdade das inteligências, refletiremos sobre as potências de um ensino emancipador e compartilharemos nossas experiências no sentido de torná-lo realidade.

As reuniões ocorrem no último sábado de cada mês, às 17h (Buenos Aires, Brasília) e às 15h (Bogotá, Cidade do México).

Para participar do Círculo não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição. Os encontros são de caráter público. 

Os textos selecionados para cada encontro, bem como as informações necessárias para acessar a sala virtual de reuniões estão disponíveis na página do círculo. Clique aqui para entrar.