top of page

 

 

ESTUDE NO CAMPUS COMUM

O Campus é de todxs

​O Campus Comum (CC) está aberto a qualquer pessoa que deseje embarcar nas propostas de discussão e aprendizado nele desenvolvidas. Estudar no Campus é participar de um ambiente intelectualmente intenso, plural, habitado por gente de diferentes países, que desenvolve perspectivas teóricas inventivas e procura conectá-las com as mais diversas apostas coletivas, dentro e fora do mundo acadêmico.

A vida intelectual do Campus transcorre, anualmente, ao longo de dois quadrimestres e se baseia em quatro tipos de atividades principais: 1) Cursos Regulares online; 2) Videoconferências Trimestrais; 3) Oficinas e 4) Videoconferências Centrais. 

Confira, abaixo, mais informações sobre as atividades do Campus.

Cursos Regulares online

Os Cursos Regulares são oferecidos no primeiro e no segundo quadrimestres, isto é, entre 1° de março e 1° julho e entre 1° de agosto e 1° de dezembro. Neles, o/a docente encarregadx desenvolve, em permanente diálogo com as/os estudantes, uma problemática específica através de aulas expositivas baseadas numa literatura compartilhada. Os Cursos Regulares estão compostos por 8 encontros realizados a cada 15 dias mediante videoconferência ao vivo com a/o docente encarregado e os/as estudantes. Os encontros podem ocorrer em qualquer dia da semana (com exceção dos domingos), sempre a partir das 18h-18h30min (horário de Bogotá e Cidade do México) ou 20h-20h30min (horário de Brasília e Buenos Aires). Para conhecer os Cursos Regulares atualmente oferecidos no Campus Comum, clique aqui.​

Videoconferências Trimestrais

As Videoconferências Trimestrais são oferecidas no primeiro e no segundo quadrimestres, isto é, entre 1° de março e 1° julho e entre 1° de agosto e 1° de dezembro. Nelas, a/o conferencista compartilha com as/os participantes os resultados parciais de suas pesquisas mais recentes, discutindo, eventualmente, questões de ordem metodológica e epistemológica. As Videoconferências Trimestrais estão compostas, cada uma delas, por três palestras que ocorrem mensalmente através de videoconferência.  As palestras podem ser realizadas em qualquer dia da semana (com exceção dos domingos), sempre a partir das 18h-18h30min (horário de Bogotá e Cidade do México) ou 20h-20h30min (horário de Brasília e Buenos Aires). Para conhecer as Conferências Trimestrais agendadas para este ano no Campus Comum, clique aqui.

Oficinas

As Oficinas são orientadas ao desenvolvimento de habilidades técnicas (escrita, leitura crítica, idiomas) ou à exploração de algum debate ou conceito no marco do CC. Acontecem ao longo de 2 ou 3 meses, com encontros quinzenais, em paralelo aos Cursos Regulares e Videoconferências Trimestrais. Devem estimular a reflexão escrita e a dialogia horizontal, razão pela qual ocorrem, geralmente, na plataforma We.rise.up. Para saber mais sobre as Oficinas, clique aqui.

Videoconferência Centrais

As Videoconferências Centrais acontecem no início de cada quadrimestre. Nelas, uma/um conferencista convidada/o expõe à audiência suas inquietações políticas e teóricas atuais, bem como os meios através dos quais ela/ele vem procurando abordá-las. As conferências são transmitidas ao vivo, pelo YouTube, sem necessidade de inscrição prévia. Para conhecer as Conferências Centrais agendadas para este ano no Campus Comum, clique aqui.

bottom of page