VIDEOCONFERÊNCIAS TRIMESTRAIS

As Videoconferências Trimestrais são realizadas até quatro vezes por ano e consistem em blocos de três palestras, divididas em três meses (um encontro por mês), versando sobre uma temática única. Seu objetivo é dar a conhecer o estado da arte de um trabalho de pesquisa de qualquer natureza executado por uma/um ou mais docentes do Campus Comum. Tais conferências trazem à luz reflexões novas, em etapa de desenvolvimento, bem como questões relativas a método e epistemologia, sempre que estas estiverem relacionadas com um trabalho investigativo em andamento. As Videoconferências Trimestrais têm vagas limitadas e são realizadas através da plataforma Jitsi.

Conferências trimestrais 2021/1
 
INSCRIÇÕES FINALIZADAS

AS SERPENTES DE MARX

Informações relevantes:

Inscrições: de 15 de dezembro de 2020 até 25 de fevereiro de 2021.

Data de início: 8 de março de 2021.

Três encontros mensais: 8 de março; 12 de abril e 10 de maio de 2021.

Horário: 18h (Brasília e Buenos Aires) e 16h (Bogotá e México DF)

Conferencista: Lucas Parreira Alvares

A Serpente não é um animal qualquer: entre os Katukina, o animal possui a sublime imortalidade; já na mitologia judaico–cristã, representa “o mais astuto de todos os animais do campo que Deus tinha feito”; nas mãos de Goethe, é prima do diabo Mefistófeles; nos traços de Klimt, tem rosto de mulher. Ninguém menos que Karl Marx se utilizou da Serpente como recurso estético de suas obras, afinal, as sociedades também trocam de pele. O ciclo de conferências explorará as diversas faces da Serpente na obra de Marx. No primeiro mês, “A Serpente original”: o mito fundacional do capitalismo e a acumulação originária de capital; no segundo, “A troca de pele das Serpentes”: o uso do animal por Marx como metáfora para elucidar o movimento da história, das formas sociais e das categorias econômicas; por fim, “A Serpente regenerada”: algo renasce após o despojamento da antiga pele de um animal ou de uma sociedade, e com isso, discutiremos o conceito de “regeneração” em Marx. Para um animal que possui uma baixa capacidade de visão, pouca sensibilidade ao cheiro e uma audição capaz de detectar apenas vibrações, até que as Serpentes obtiveram vitalidade suficiente em ambientes externos a seu próprio habitat.

 
 
Conferências trimestrais 2021/2
 
 

LUCHAR JUNTO A NUESTROS MUERTOS: LA REDENCIÓN POPULAR

Informaciones relevantes:

Inscripciones: del 15 de diciembre de 2020 al 25 de agosto de 2021.

Fecha de inicio: 25 de septiembre de 2021.

Tres charlas con periodicidad mensual: 25 de septiembre; 30 de octubre y 27 de noviembre de 2021.

Horario: 20h (Brasilia, Buenos Aires) y 18h (Bogotá, México DF)

Conferencistas: Tomás Guzmán y Sara W. Gonzáles

La guerra parece estrechar un vínculo con la mirada; un vínculo mudo en la búsqueda de alguna palabra solidaria que quizá pueda precisar, más que un hecho, un nudo emocional. Walter Benjamin decía de los combatientes de la primera guerra mundial, que éstos se volvían más pobres en experiencias, colocando la cuestión en este nudo de lo inenarrable y de lo incontable que, sin embargo, persiste en la mirada como un grito impronunciable. Durante la guerra civil española se introdujo la fotografía en el frente de batalla, como propaganda y relato de guerra. Este clivaje entre imagen y guerra abrió un nuevo campo: el fotoperiodismo. Junto y más allá de este género periodístico, en esta Conferencia Trimestral nos preguntamos por la confrontación con la verdad que supone la imagen, más allá de los discursos de la verosimilitud del periodismo. A partir de la idea de atlas Wagburiano, pretendemos reflexionar sobre el trabajo de algunos artistas, fotógrafos y pensadores cuya obra se ha realizado en el frente de batalla, persiguiendo la verdad de estas miradas y confrontándolas con la guerra. Nuestro objetivo es, por ende,  reflexionar sobre los proyectos fotográficos y artísticos que se gestan a pesar de la guerra, allí donde las ruinas se superponen al paisaje, y donde la imagen aparece en tanto relato, testimonio y resistencia.

  • Branca ícone do YouTube
  • Facebook ícone social
  • Twitter

CONECTE-SE CONOSCO:​​

FORMULÁRIO DE CONTATO

ATIVIDADES

E-MAIL

© 2023 por Centro Em Casa. Orgulhosamente criado por Wix.com