top of page
Inscrições encerradas


Início das aulas no dia 01 de junho de 2023,
às 20h (Brasília, Buenos Aires) e às 18h (Cidade do México, Bogotá)

Duração do curso: 4 encontros
 
cartografias_rect111542a.png

CR4 - Espinosa na análise social: início de uma exploração crítica

PROPOSTA

O objetivo deste curso é iniciar uma exploração coletiva de algumas propostas recentes que mobilizam categorias oriundas do pensamento do filósofo Baruch Espinosa para projetos de pesquisa e análise social. Conceitos como "conatus", "afeto", "potência de agir", "desejo" e "afecção" são abordados em obras de autores como Yves Citton e Frederic Lordon, que os utilizam para propor, em um caso, uma "economia dos afetos" e, no outro, uma análise do "regime afetivo" correspondente a cada etapa do modo de produção capitalista (fordismo, pós-fordismo/neoliberalismo). Durante os quatro encontros do curso, discutiremos em que pontos tais projetos rompem (ou, pelo menos, deslocam) os pressupostos e modelos de análise mais recorrentes (e canônicos) nas Ciências Sociais. Também abordaremos brevemente possíveis influências e aproximações entre a obra de Espinosa e alguns autores que circulam como referências nas disciplinas das Ciências Sociais, como Pierre Bourdieu e Gabriel Tarde. Além disso, a mobilização da filosofia de Espinosa para responder às necessidades determinadas pela construção do objeto sociológico ou sócio-antropológico pode ser a oportunidade para levantar a seguinte questão: é possível promover uma "análise dos afetos" a partir de um ponto exterior ao próprio processo de afecção? Para Espinosa, a tentativa de racionalizar aquilo que nos determina é parte de uma preocupação política. A articulação dessa preocupação aos ímpetos da ciência social, em vez de proporcionar as bases para algum acordo entre ambos projetos, parece provocar alguns estranhamentos, os quais buscaremos debater durante o curso.

A docente responsável por conduzir os encontros apresentará, a cada sessão, um resumo dos temas e problemas a serem discutidos. A leitura dos textos da bibliografia é opcional, mas todos são convidados a apresentar suas sínteses, questões e críticas sobre os assuntos em questão.

Qualquer pessoa interessada em conhecer e/ou contribuir ao debate é bem-vinda, independentemente da área ou disciplina e da etapa de formação em que se encontra.

Cronograma:

Encontro 1: Os possíveis impactos da proposta espinosista na ciência social (Frederic Lordon, Yves Citton) - 01/06/2023

Encontro 2: Influências de Espinosa nas propostas de Bourdieu e Tarde - 15/06/2023

Encontro 3: Análise e discussão dos conceitos mais utilizados (afeto, potência, conatus) - 29/06/2023

Encontro 4: Limites da articulação entre espinosismo e ciência social - 13/07/2023

Referências:


Idioma no qual serão oferecidas as aulas: português

Idiomas de comunicação dx docente: português/espanhol

Juliana.jpg
Juliana
Mesomo

Nasci e me criei em Porto Alegre, sul do Brasil, onde aprendi a amar toda a América Latina. Desde 2011, meu espaço prioritário de fabulação teórica e conspiração política vem sendo o Máquina Crísica - Grupo de Estudos em Antropologia Crítica, onde pude desenvolver as razões de uma ruptura com a disciplina antropológica e suas práticas institucionais. Meus interesses reflexivos e investigativos atuais são: pesquisa política; pesquisa militante; comunismo; dinâmicas urbanas e de urbanização; lutas pela moradia e por territórios; processos de proletarização; experiências de auto-formação teórica e políticas da escrita; teorias do sujeito e da subjetivação; feminismos populares e processos emancipatórios.

bottom of page